terça-feira, 25 de junho de 2013

Avestruz, Mário Prata

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Perspectivas temporais – 6º Ano

Texto: Avestruz
Autor: Mário Prata
Gênero Textual: Crônica

Sugestão:
Trazer presente para a sala de aula o mito grego de Chronos, pai dos Deuses e personificação do tempo cujo nome se transformou em radical e deu origem à palavras com a mesma linha de sentido, tais como cronômetro, cronologia e cronograma. Também seria importante salientar a funcionalidade primordial da escrita da crônica como um registro diário das atividades ocorridas no Antigo Egito.

Antes da leitura:
Criação de hipóteses a partir do título da obra;
Fazer um levantamento das principais características dos gêneros textuais estudados (Conto, Narrativa longa [Romance], Fábula e Crônica) e como enquadrar as hipóteses anteriores em cada um desses gêneros e fazer adaptações a partir de suas características fundamentais;

Durante a leitura:
Auxiliar os alunos na identificação de elementos dêiticos para estabelecerem o relato em um tempo e espaço determinados e com pessoa (participante enunciativo) característica;
Reforçar a ideia de temporalidade e factualidade, fundamentais para a construção da crônica;
Os alunos devem registrar palavras desconhecidas para consulta posterior ao dicionário;

Após a leitura:
Promover alguns questionamentos a respeito da apreciação da obra:
  • O texto foi interessante?
  • Apesar de algumas poucas palavras desconhecidas ou referências a lugares, o sentido foi comprometido?
  • Puderam identificar o texto como sendo uma crônica? De que forma?
  • O texto trouxe alguma informação que não conhecia?
  • Conseguiria identificar outras crônicas sem a ajuda do professor?
  • Conseguiria construir uma nova crônica com base em alguma experiência pessoal?

Proposta de trabalho e avaliação:
Leituras de outras crônicas do mesmo autor que exponham situações variadas ou de outro autor, mas com linguagem semelhante;
Produção de crônicas baseadas em situações presentes no cotidiano do aluno;
Leitura em voz alta das crônicas produzidas para análise e apreciação.

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