segunda-feira, 17 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTO "PAUSA" DE MOACYR SCLIAR


A Teoria na Prática

Ativação do conhecimento prévio
Antecipação
Checagem de hipóteses
    
1. Público alvo: 9º ano – Classe boa, porém falante.
 2. Objetivo: Fazer com que os alunos, desenvolvam  e ampliem a capacidade leitora , através de atividades lúdicas e dinâmicas, tornando-os protagonistas do processo de ensino aprendizagem.
 3. Levar os alunos a entenderem o significado da palavra “PAUSA”, inicialmente através de imagens de remetam a ideia de pausa, levantamento de hipóteses sobre o que ele fazia no hotel.
 4. Trabalho com vocabulário (inferências),e regionalismo.
5. Leitura interpretativa, inferência de elementos narrativos, analise de características do conto.

6. Estratégias: análise e comparação  do conto em diferentes mídias, fazendo intervenções por meio de estratégias de leitura.

7. Recursos: Caderno do professor, livro didático, internet, áudio e vídeo.

8. Avaliação: Leitura e análise de contos, usando questões que contemplem as estratégias de leitura segundo Roxane Rojo.


[De:O Carnaval dos Animais.  Porto Alegre,Ed. Movimento , 1969]
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário